Contato:

Informações sobre o grupo de estudos: Liberdade e Ambiguidade - Compreendendo Beauvoir, ou em caso de dúvida, ou qualquer outra manifestação sobre o que aqui for abordado, mande-nos um e-mail: leabeauvoir@gmail.com
Sintam-se à vontade para comentar os tópicos do blog.
Nos siga no twitter onde você será avisado acerca de nossas atualizações: http://twitter.com/leabeauvoir

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Viver sem Tempos Mortos - Monólogo sobre Simone de Beauvoir.


O enfoque deste blogger é em dilvulgar o grupo de estudo: Liberdade e Ambiguidade, acerca dos trabalhos referentes ao estudo sobre Simone de Beauvoir, mas nada impede que o blogger também seja um meio para divulgar outras coisas relacionadas à ela, divulgando ainda mais seus trabalhos e quem sabe, fazendo com que mais e mais pessoas se interessem sobre essa filósofa que pode ser tudo, menos desinteressante.

E um post vai além de nossos resumos é o monólogo Viver sem Tempos Mortos, onde Fernanda Montenegro interpretou Simone de Beauvoir. Até onde minhas pesquisas on line conseguiram chegar, a peça ficou em cartaz de 23 de maio a 28 de junho de 2009, no Teatro Sexc Anchieta em São Paulo, dentro do Projeto Caminhos da Liberdade.
O poster da peça é esse aí do lado.

A peça foi inspirada em cartas e em apontamentos autobiográficos da filósofa, e em cena o único elemento cenográfico é uma cadeira preta, aonde Simone (Montenegro) senta-se e em primeira pessoa passa a contar seus importantes momentos de sua tragetória. Boatos sobre uma possível turnê de Viver sem Tempos Mortos foram escutados em múrmurios incertos, fica aqui a minha torcida para que a peça viaje o pais.

O site da revista Bravo! divulgou uma entrevista muito boa com a Fernanda Montenegro, de onde eu tirei essa montagem abaixo. Por uma questão de temática mesmo, apenas colocarei o corpo do texto precedente a entrevista.



Passava um pouco das 21 horas quando, naquele sábado de Aleluia, Fernanda Montenegro disse as últimas frases do monólogo Viver sem Tempos Mortos. Por 60 minutos, a atriz carioca interpretara Simone de Beauvoir (1908-1986) para as 350 pessoas que lotavam o teatro do Sesc em São João de Meriti, humilde e populoso município da Baixada Fluminense. Entre os que aplaudiam, destacava-se Wilson Ademar, negro de 93 anos, sapateiro aposentado, que nunca presenciara uma peça antes. Tão logo tomou conhecimento do espectador inusitado, Fernanda se comoveu e indagou publicamente: "O que o senhor imaginava toda vez que pensava num palco?". Wilson, tímido, respondeu: "Eu não imaginava".

Pois é sobretudo com a imaginação da plateia que a atriz parece contar enquanto incorpora a filósofa e escritora parisiense, ícone do feminismo e parceira de outro célebre filósofo, o existencialista Jean-Paul Sartre. Na mais despojada produção que estrelou em seis décadas de carreira, Fernanda vira Simone sem lançar mão de elementos que remetam fisicamente à personagem. Não há sotaque, não há trejeitos característicos, não há nem mesmo um figurino afrancesado. Com uma camisa social branca e uma calça preta, a atriz senta-se numa cadeira igualmente preta, único objeto em cena, e permanece lá durante toda a montagem, sob um persistente foco de luz. Narra, então, os principais momentos da intensa trajetória de Simone. Fala sempre na primeira pessoa, usando depoimentos da própria romancista, extraídos de livros e cartas.

O monólogo dirigido por Felipe Hirsch, que já percorreu a Baixada e a região serrana do Rio de Janeiro, desembarca agora em São Paulo como parte de um evento maior, batizado de Caminhos da Liberdade. A iniciativa prevê que, antes do espetáculo, o público assista a Uma Mulher Atual, documentário de Dominique Gros sobre Simone, e, depois, participe de um debate conduzido pela socióloga Rosiska Darcy de Oliveira, especialista no legado da filósofa.

De início, Fernanda planejava tocar o projeto com o ator Sergio Britto, que assumiria o papel de Sartre. No entanto, o colega preferiu desistir da empreitada para se dedicar à peça A Última Gravação de Krapp e Ato sem Palavras I. A atriz, que completa 80 anos em outubro, acatou a decisão e prosseguiu sozinha. No percurso, perdeu o marido, o também ator Fernando Torres.

Quem vê Simone discorrer sobre Sartre ao longo do monólogo dificilmente deixa de cogitar que talvez exista um subtexto ali — que talvez Fernanda esteja refletindo sobre o próprio companheiro, um modo delicado de absorver e superar a morte dele. No domingo de Páscoa, a artista recebeu a equipe de BRAVO! para uma conversa de quatro horas.


Link para ler a entrevista da atriz à revista, clique AQUI!

Procurando mais pela net, encontrei dois vídeo da Fernanda Montenegro respondendo a duas perguntas distintas a respeito de Beauvoir durante um debate realizado no Sesc Anchieta, São Paulo, no dia 03 de junho de 2009.






Fontes para este post:
-
Revista Bravo!
-
Guia da Semana
- Os vídeos foram retirados do youtube e a foto do site da referida matéria no site da Bravo!.


- Foto do poster, adquirida por pesquisa no google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário