Contato:

Informações sobre o grupo de estudos: Liberdade e Ambiguidade - Compreendendo Beauvoir, ou em caso de dúvida, ou qualquer outra manifestação sobre o que aqui for abordado, mande-nos um e-mail: leabeauvoir@gmail.com
Sintam-se à vontade para comentar os tópicos do blog.
Nos siga no twitter onde você será avisado acerca de nossas atualizações: http://twitter.com/leabeauvoir

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Novo livro em estudo: O Pensamento de Direita, Hoje.

Depois de um tempo parado por assuntos internos, não apenas o blogger do grupo voltou a ser atualizado, como o próprio grupo voltou a ativa. Com algumas mudanças e caras novas, voltamos. E com uma nova obra da Simone de Beauvoir para estudar: O Pensamento de Direita, Hoje.







Acima estão duas versões da capa; há uma terceira versão onde a capa é bem colorida, na verdade parece aqueles desenhos que fazemos quando somos crianças, mas não encontrei esta capa no google, apenas um membro do grupo tem essa versão. Acontece que o livro não é exatamente um livro mas um capítulo de um outro de 1955, de nome Privilèges.





Em Privilèges há três ensaios da autora: Deve-se Queimar Sade?, O Pensamento de Direita Hoje e Merleau-Ponty e o Pseudo-Sartrismo. Os dois primeiros ensaios, há versões em português, mas como já deu para notar sairam como livros independentes; dando uma procura em sebos e sites de sebos, não é tão difícil os encontrar e no geral não são tão caros. Agora o terceiro Merleau-Ponty e o Pseudo-Sartrismo, não temos certeza que realmente haja uma versão em português, caso você saiba de algo, entre em contato com o blogger e compartilhe a informação.

Voltando ao assunto inicial, o livro que está sendo estudado é O Pensamento de Direita, Hoje. Acredito que não preciso lembrar que esse "hoje" é em 1955. Que embora muito do que ela fala, nós já saibamos o resultado, o estudo vale ainda por o pensamento de direita ainda trazer em seu seio, formas não muito diferentes das que Beauvoir cita.

Sim, continuaremos a publicar os resumos, mas uma das mudanças do grupo foram que as reuniões passaram a ser quinzenais por conta da disponibilidade dos integrantes, mas tentaremos semanalmente publicar algo; seja resumo, seja outra coisa que tenha haver com a temática do blogger.

Semana que vem será publicado o resumo do primeiro capítulo: Situação Atual do Pensamento Burguês.

Atenciosamente,

Grupo de estudo: Liberdade e Ambigüidade - Compreendendo Beauvoir.


Fonte das fotos: Pesquisa realizada pelo site de busca google.

2 comentários: